subscribe: Posts | Comments | Email

As palhaçadas de Lourenço

1 comment

Camilo Lourenço, jornalista de economia, não consegue destrinçar o que é entretenimento do que é palhaçada.

Numa recente conferência do Embaixador da República Popular da China em Portugal, onde aliás a audiência foi surpreendida pelo excelente discurso em português feito pelo Embaixador, Camilo Lourenço destoou pela boçalidade.

O Embaixador da China mostrou o seu profissionalismo e a forma seria como a China encara a sua presença na União Europeia via Portugal. O Embaixador centrou o seu discurso no tema do relacionamento pacífico da China com o Mundo – o que não deixou de causar uma interrogação – porque sendo uma evidência porque é que a evidência tinha que ser tão sublinhada?

A sala estava cheia de tudo o que é EDP, REN, assessores, advogados, professores de Mandarim, aprendizes de assessor, controladores de tráfego aéreo pretendendo assessorar a China, mestrandos chineses aprendendo em escolas portuguesas sobre como fazer negócios em Angola e Moçambique, além de outras sumidades.

Camilo Lourenço tinha necessariamente que “botar figura” e vai daí faz a pergunta a que tinha direito em dois atos:

  • primeiro, informa a audiência que tinha um BMW e que numa visita a Xangai tinha encontrado modelos de carro parecidos com o seu, o que seria um manifesto atentado da propriedade intelectual, presumo da BMW;
  • segundo, Lourenço fez uma citação completamente incompreensível, EM INGLÊS, sobre a dificuldade do timming das recessões econó

A reação do Embaixador foi de completa incredulidade. Então tinha-se ele dado ao trabalho de estudar português, discursar em português e responder em português a perguntas da audiência e vinha agora um “chico esperto” quebrar o protocolo com uma questão incompreensível, ainda por cima formulada em inglês?

Lourenço ainda foi levado a traduzir para português a sua controvertida citação inglesa mas a confusão estava instalada. Como brilhante resultado, as suas perguntas ficaram sem resposta.

Em resumo, Camilo Lourenço fez figura de palhaço.

Será que ao menos entendeu?

  1. Quando é que o Camilo Lourenço não faz de palhaço?

Leave a Reply